Novo quadro no Domingão é estratégia de audiência

Uma opção para as tediosas noites de domingo há vinte e sete anos, o programa Domingão do Faustão, da Rede Globo de Televisão, pode estar com seus dias contados. Se depender da insatisfação dos telespectadores internautas, a atração dominical global que já sobreviveu a inúmeras crises de audiência ao longo dos anos pode não chegar a completar a terceira década de existência.

Para animar as tardes de domingo a globo conta com a presença de Fausto Silva, apresentando o ,domingão do Faustão, fazendo a galera rir e se divertir com os mais diversos temas e quadros, um deles é o se ,vira nos 30, quadro no qual o participante tem 30 segundos para apresentar algo, também tem o  ,escolha da galera, no qual podem participar 4  pessoas de cada família e ainda voltar com um premio em dinheiro para casa, bastam os 4 participantes terem mais de 18 anos e se inscreverem no site, que esta buscando participantes de todo o país.

O apresentador do programa, Fausto Silva, que na década de noventa fazia sucesso com as suas tiradas divertidas, comentários irônicos e o jeito escrachado de apresentar, não possui mais o carisma de outrora.  Os acessos de grosseria com a equipe e os entrevistados, os rompantes de impaciência e a dificuldade em aceitar as diferenças, demonstrados pelo apresentador, têm incomodado os telespectadores que não poupam críticas nas redes sociais a cada novo deslize cometido por ele.

Allisson Mateus M Cavalcanti

A verdade é que em tempos de ‘politicamente correto’, as pessoas não estão mais dispostas a aceitar certos comportamentos que no passado eram encarados com naturalidade. Mesmo um dos quadros mais antigos e famosos do programa, Videocassetadas, tem entrado na berlinda pelo incentivo a um senso de humor distorcido que não contempla a empatia.

A saída encontrada pela produção do programa para elevar os índices de audiência e retomar a simpatia do público foi a criação do novo quadro Escolha da Galera, um jogo de perguntas e respostas no qual todo domingo uma família com quatro integrantes é desafiada a responder questões de variados temas, acertando as opções mais votadas e menos votadas pelos internautas para ganhar prêmios em dinheiro.

Os internautas que se cadastram no site do programa e respondem as pergunta também podem ganhar prêmios em dinheiro.

Esse formato de jogo, inspirado em Game Shows americanos, começou a ganhar espaço no Brasil na década de oitenta com o É Proibido Colar, da TV Cultura, onde estudantes de escolas públicas de São Paulo competiam entre si.

Atualmente o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) é a emissora de TV que mais possui quadros e programas neste formato, o qual consegue capturar a atenção dos telespectadores tanto pela possibilidade de ganhar prêmios, quanto pela diversão de acertar as respostas das perguntas propostas aos competidores, acumulando conhecimentos.

Se a estratégia da TV Globo vai funcionar ou não, só o tempo dirá.

Crédito: Caterine Araújo de Souza